(16) 3103-3530
(16) 3103-4979
(16) 3103-7479
fone

Novembro Azul: O SEMPRETURH apoia esta campanha!

Postado em 11/11/2019 10:35:31

Cuidar da saúde também é coisa de homem! Mês de conscientização e combate ao câncer de próstata


Foto
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
 
O que é a próstata:
 
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
 
A doença:
 
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos de câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
 
Fatores de risco:
 
• Idade: Homens acima dos 50 - ou 45 se fizerem parte do grupo de risco - devem ir ao urologista anualmente;
• Histórico familiar: Se alguém da família já teve câncer de próstata, a chance de contrair a doença é maior;
• Raça: Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• Obesidade: Homens com sobrepeso ou obesos, além daqueles que fazem abuso de álcool e tabaco, têm mais chance de desenvolver a doença.
 
Sintomas:
 
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
 
• Dor óssea;
• Dores ao urinar;
• Vontade de urinar com frequência;
• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
 
Prevenir é o melhor remédio:
 
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Quando o câncer de próstata é diagnosticado de forma precoce, o paciente tem 90% de chance de ser curado. Cuidar da sua saúde também é cuidar das pessoas que amam você, por isso, previna-se consultando um urologista regularmente!
 
Atenção: A informação existente neste informativo pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com o Serviço de Saúde.
 
Fonte: Ministério da Saúde
 
Baixe o informativo:
 


voltar


Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Ribeirão Preto Fone: (16) 3103-3530 | Rua Prudente de Morais, 1570, sala 101 - Ribeirão Preto (SP) E-mail: sempreturh@gmail.com
Todos os direitos reservados a SEMPRETURH
Desenvolvido por Imprime [Sistemas, Sites, Software, Programa para Imobiliária]